Sescap Bahia
Image default
Notícias

Congresso de Contabilidade reuniu profissionais e estudantes de todo o Estado da Bahia

Palestras, oficinas, painéis e apresentação de trabalhos científicos marcaram os três dias de evento

O SESCAP BAHIA, a Fundação Visconde de Cairu e o Sindiconta-BA realizaram dos dias 4 a 6 de maio o Congresso dos Profissionais de Contabilidade da Bahia. O evento aconteceu no Fiesta Convention Center, em Salvador, e contou com a presença de profissionais e estudantes de todo o estado.

Na solenidade de abertura, o presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, reiterou a satisfação do sindicato em ser um dos realizadores do encontro. “Aceitamos de prontidão o convite para nos juntarmos a Cairu e ao Sindiconta porque acreditamos que o nosso papel é fortalecer a categoria. Independente de quem for o realizador, o Sescap sempre irá participar de iniciativas como essa”, declarou ao citar a frase do escritor Rubem Alves: “Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se ‘esse’ encontro”, parafraseou Altino.

Durante os três dias de congresso, profissionais renomados debateram por meio de painéis, oficinas simultâneas e palestras assuntos relevantes da área contábil a fim de mostrar a sua importância na boa gestão das organizações. A programação incluiu ainda a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos. “Eventos como esse são sempre bons, porque aprendemos todas as vertentes que compõe a contabilidade e como ela funciona na prática”, disse a estudante Lorene Souza.

Para a professora e ex-presidente do Sescap Bahia Patrícia Jorge atividades semelhantes são importantes porque possibilitam o enriquecimento dos participantes, pois permite a partilha de conhecimento. “Há a troca de ideias e experiências entre pessoas em momentos distintos de carreira. A junção desses dados (separados) torna possível a geração do conhecimento construído de forma coletiva”, observou.

Programação

O congresso iniciou na quinta-feira à noite. Os presidentes do SESCAP BAHIA, Altino Alves; da Fundação Visconde de Cairu, Antônio Carlos Ribeiro; do Sindiconta, Marco Aurélio Moura; do CRCBA, Antônio Nogueira; a coordenadora do curso de Contábeis, professora Vilma Vergasta; a representante do CFC Maria Constança Galvão; o representante da Fenacon Dorywiliams Botelho e o vereador Ricardo Almeida, que compuseram a mesa, desejaram as boas-vindas aos participantes. Uma representação artística do perfil dos contabilistas fechou a programação do dia.

Na sexta-feira pela manhã foram promovidas oficinas com temas variados, como Demonstração do Fluxo do Caixa (Prof. Ubiratã Pereira); Contabilidade Prática para PMEs (Prof.ª Tânia Ferreira); Alterações do Simples Nacional (Prof. Francisco Aguiar); Inteligência Social: a nova etiqueta corporativa (Prof.ª Patrícia Jorge); e Alterações do ICMS (Prof. Marcelo Pinho). À tarde, os contadores Hélio Donin e Dorywiliams Botelho falaram sobre E-Social, enquanto o delegado Oscar Vieira Neto discorreu sobre transparência na gestão. O segundo dia de congresso foi encerrado com a palestra sobre ‘A Realidade Brasileira na Aplicação das Normas e CPCs’ com o Dr. Carlos Marion.

No último dia de Congresso, o contador Bruno Tito palestrou sobre a importância da auditoria na dívida pública, a contadora Adriana Tonon sobre ECF e o professor ACR sobre como ser um contador “global + local = glocal”. A programação foi encerrada em grande estilo pelo palestrante motivacional Joval Lacerda, que incendiou a plateia com suas dicas de como ser um profissional de altíssima performance.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

dsc_1382

dsc_1413

dsc_1471

dsc_1628

dsc_1649

dsc_1670

dsc_1817

dsc_1920

dsc_1935

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..