Sescap Bahia
Image default
Notícias

Contabilidade aplicada ao setor público será tema de seminário

Evento acontece de 7 a 11 de agosto, na UNEB

O SESCAP BAHIA, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Sindiconta irão promover dos dias 7 a 11 de agosto o Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O lançamento oficial do evento foi realizado nesta terça-feira (4) no plenário do TCM, no CAB, e contou com a presença de representantes das entidades envolvidas.

O projeto nasceu a partir do incômodo causado no dia a dia com a falta de alcance das informações referentes à administração pública municipal. “Percebemos que a carência de orientação quanto à contabilidade para municípios estava gerando um grande número de rejeição de contas dos gestores municipais. Então decidimos juntamente com a UNEB e demais parceiros construir esse conhecimento para dirimir as rejeições por falhas técnicas”, explicou o diretor adjunto da Escola de Contas (TCM), Adelmo Gomes Guimarães.

Para o diretor de Assuntos Legislativos e do Trabalho do SESCAP BAHIA, Esaú Fagundes Simões, é importante ter um serviço público de qualidade e a iniciativa vem justamente contribuir para isso. “Não adianta nos dirigirmos até o órgão público e não ter alguém qualificado para atender”, pontuou ao comentar que o sindicato promove cursos e palestras com valores exclusivos para fomentar a educação continuada.

Segundo o diretor geral da Escola de Contas do TCM/BA, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, o interesse comum das instituições participantes é promover a qualificação e a atualização profissional; o que é fundamental. “Atravessamos um momento de transição e não podemos perder a oportunidade de disseminar a mudança de cultura para maior valorização do conhecimento técnico”, ressaltou.

De acordo com a professora da UNEB Naira Souza Moura a ideia é que a parceria não fique somente na contabilidade, mas seja ampliada para outras áreas, como gestão de pessoas. “É uma forma de a academia sair de seus muros, bem como do tribunal deixar de ser primitivo para levar à sociedade o conhecimento que ela precisa”, disse.

A prof.ª Tânia Moura Benevides (representando o reitor da UNEB José Bites), a prof.ª Clélia Vieira Dantas (representando a UNEB), alunas e o diretor de Assistência aos Municípios e conselheiro do CRC,  Vitor Maciel (representando o presidente do CRC) também estiveram presentes.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

dsc_0251-copia dsc_0279-copia dsc_0289-copia

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..