Sescap Bahia
Image default
Notícias

Curso promovido pelo SESCAP BAHIA mostrou a profissionais e estudantes como atuar na Perícia Contábil

Evento contou com a participação de convidados que falaram sobre perícia atuarial e auditoria

O SESCAP BAHIA promoveu na última sexta-feira (18) um curso sobre como atuar na Perícia Contábil com o contador perito e auditor, Antônio Reis. O evento aconteceu no auditório do Ed. Royal Trade, sede do sindicato, e reuniu empresários contábeis, contadores e estudantes da área. A iniciativa faz parte da proposta do Sescap em oferecer capacitação profissional aos seus associados e representados e também aos estudantes que estão chegando ao mercado de trabalho.

No início da apresentação, uma reportagem veiculada no Jornal Nacional mostrou que o Judiciário brasileiro fechou o ano de 2015 com 73,9 milhões de processos em tramitação. Alguns casos podem levar até nove anos para serem resolvidos. E é aí, segundo o palestrante, que a atuação do perito contador é essencial. De acordo com ele, de cada dez demandas, oito necessitam de perícia contábil.

“Depois de se verificar os fatos ligados ao patrimônio individualizado a perícia contábil, que pode ser judicial ou extrajudicial, irá oferecer uma opinião, que deve ser totalmente abalizada e para isso é preciso realizar exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, e todo e qualquer procedimento necessário”, explicou Antônio Reis.

Durante o curso foram apresentados os aspectos legais, práticos e teóricos da aplicabilidade da função. As atividades foram baseadas em casos reais, dando aos participantes a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico e o uso eminente dos conceitos e técnicas da ciência apresentada. “Ainda não oferecemos esse serviço no escritório e por isso vim para conhecer um pouco mais sobre o assunto; foi bastante prático e esclarecedor”, afirmou o empresário contábil, Carlos Bomfim.

Para a contadora, Jucilma da Silva Gomes, o curso cumpriu as suas expectativas de agregar conhecimento. “A contabilidade tem um mercado vasto, mas muitas vezes não sabemos como atuar, qual caminho seguir, e era isso que acontecia com a perícia contábil. Sempre tive curiosidade em saber mais sobre o tema e no curso tive essa oportunidade; abriu-me um norte de como proceder para seguir nesta área de atuação”, garantiu.

A ideia é que um novo curso sobre o assunto seja realizado em 2017 tanto em Salvador como também no interior do estado.

Convidados destacam pontos da perícia atuarial e auditoria

A fim de enriquecer o conteúdo apresentado foram convidados dois profissionais de larga experiência para falar sobre assuntos correlatos: perícia atuarial e auditoria.

O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, através de conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças. “A perícia atuarial é solicitada quando dentro do processo existe um envolvimento de entidades de Previdência Privada para cálculos de benefícios, análise de direito e cálculo de reserva matemática”, destacou a atuária Sigrid Liebold, a única profissional da área na Bahia.

Ao professor Ibraim Lisboa coube apresentar a diferença entre auditoria e perícia. “A auditoria examina por amostragem e o resultado atende outros interessados, como sociedade, bancos, investidores; e a apresentação é feita através de relatório e parecer. Já a perícia examina a totalidade dos fatos e o resultado atende um determinado litígio judicial; e então é apresentado o laudo pericial”, explicou o convidado.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

A diretora adjunta de Tecnologia e Negócios do Sescap Bahia, Jackline Varjão apresenta o palestrante, o perito contador e auditor, Antônio Reis.
A diretora adjunta de Tecnologia e Negócios do Sescap Bahia, Jackline Varjão, apresenta o palestrante, o perito contador e auditor, Antônio Reis.

dsc_0063

dsc_0066

dsc_0069

dsc_0060

dsc_0061

dsc_0075
Antônio Reis apresenta a atuária, Sigrid Liebold.

dsc_0079

Antônio Reis e o professor Ibraim Lisboa.
Antônio Reis e o professor Ibraim Lisboa.

dsc_0093

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..