Sescap Bahia
Image default
Notícias

Diretor do SESCAP BAHIA dá dicas de gestão financeira no programa Camaçari em Debate

Programa é produzido pela Câmara Municipal e tratou sobre negociações de dívidas

O diretor Regional do SESCAP BAHIA Emérison Pereira foi um dos entrevistados do programa Camaçari em Debate da última quarta-feira (30/8), que é produzido pela TV Câmara Camaçari. Para debater o tema: ‘Negociações de Dívidas’, o secretário da Fazenda do município, Renato Almeida, também esteve entre os convidados.

Segundo o secretário, o cenário é desafiador. Pesquisas recentes apontam que o endividamento médio do brasileiro chega a ultrapassar 7x a renda. “Viver em um cenário desse exige muita criatividade e sabedoria, principalmente no ambiente do poder público. Temos buscado nos readaptar a esse momento, permitindo ao contribuinte através de soluções criativas que ele tenha mais facilidade para cumprir as suas obrigações”, ressaltou Almeida.

Para regularizar as dívidas tributárias os programas de parcelamentos municipal e federal são ótimas oportunidades, porque há uma redução dos juros e multas que engordam a dívida ao longo do tempo. Mas tanto para a quitação desses débitos, como para controle das dívidas particulares (como cartão de crédito, bancos, despesas escolares e extras) é necessário que a pessoa tenha noção da entrada do seu fluxo de caixa.

“É preciso ter em mente que não se pode despender mais do que aquilo que se recebe. Não temos lei que regulam as nossas despesas pessoais, como acontece com o pagamento do IPVA e IPTU, por exemplo, que são exigidos compulsoriamente, mas temos o nosso bolso que faz isso. Por isso o planejamento antecipado das ações e o estabelecimento de um calendário com previsão de gastos é fundamental”, destacou o diretor do Sescap.

Veja a entrevista completa em nossa página no facebook.

Ascom – SESCAP BAHIA

IMG-20170901-WA0033

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..