Sescap Bahia
Image default
Notícias

IV Encontro de Peritos, Mediadores e Árbitros Contadores tem o apoio do Sescap Bahia

Evento ressaltou a contabilidade como instrumento de realização da Justiça

A quarta edição do Encontro de Peritos, Mediadores e Árbitros Contadores da Bahia realizado na última sexta-feira (4) e sábado (5) reuniu a classe contábil, em Salvador. O primeiro dia de atividades aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado, no CAB; enquanto no dia seguinte a programação continuou no Hotel Sol Victória Marina, na Vitória. O evento, promovido pelo CRCBA, tem o apoio do Sescap Bahia.

Durante a abertura, houve o lançamento da 2ª Edição da Cartilha de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA, e também a palestra magna ‘Meios Adequados de Solução de Conflitos: A Justiça em perspectiva multidisciplinar’, com a juíza do Trabalho, Dorotéia de Azevedo Mota. De acordo com a magistrada, a mediação de conflitos e disputas é uma forma alternativa e adequada de solução. “Assim é possível reduzir a demanda processual, estabelecer maior comunicação e controle de resultado, já que na mediação as partes resolvem o que é o que de cada um”, explica.

Segundo o perito criminal federal, coordenador da Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA, Adilson Carvalho Silva, a iniciativa acende a discussão sobre a cultura da litigiosidade. “Temos mais de 100 milhões de litígios pendentes no âmbito judiciário e isso, com certeza, atrapalha o desenvolvimento econômico e social do país. Ao apresentar meios para colaborar com esse andamento a categoria contábil assumi a responsabilidade de auxiliar na pacificação social”, avalia Adilson, que é também membro da Comissão do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do Sistema CFC/CRC’s.

A participação da Perícia Contábil nos processos criminais federais em operações importantes, como a Lava Jato, comprova que a atuação dos profissionais de contabilidade na sociedade é ampla e ilimitada. “O profissional contábil tem feito à diferença e contribuído de maneira ímpar para os laudos periciais da operação Lava Jato, mostrando-se crucial em demandas judiciais que afetam a toda sociedade”, destaca o diretor de Tecnologia e Negócios do Sescap Bahia, Antônio Reis.

No sábado, as palestras e painéis continuaram a discutir temas pertinentes ao assunto, como os aspectos controvertidos da prova pericial no Novo Código de Processo Civil; a análise pericial contábil em processos de aquisição de empresas; a Perícia Contábil na investigação e no julgamento de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

img-20161105-wa00131

dsc_0491

dsc_0494
A juíza do Trabalho, Dorotéia de Azevedo Mota, ao lado do coordenador da Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA, Adilson Carvalho Silva.

dsc_0499

dsc_0516

dsc_0523
Comissão de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRCBA.
dsc_0525
O diretor de Tecnologia e Negócios do Sescap Bahia, Antônio Reis, com o professor, contador e perito contábil, Kleber Marruaz.

img-20161105-wa00201

img-20161105-wa00351

 

 

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..