Sescap Bahia
Image default
Notícias

Na Bahia, somente 32% dos contribuintes entregaram a declaração do IRPF

Na última hora, erros de digitação, pressa e ausência de documentos estão entre os principais problemas

Faltando pouco mais de duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2017), apenas 32% dos contribuintes da Bahia prestaram contas ao Fisco até a última quinta-feira (06), conforme levantamento da Receita Federal do Brasil (RFB). O percentual equivale a 368,012 de documentos entregues, de um universo de 1,15 milhão previstos para este ano no estado. Deixar para última hora, no entanto, pode aumentar as chances do documento cair na malha fina, seja por falta de atenção, pressa ou até mesmo ausência de documentos.

A situação se repete em todo o país. São esperadas 28,3 milhões de declarações este ano, mas até dia 10, apenas 10 milhões tinham sido entregues, segundo dados da RFB. “É comum o contribuinte deixar para a última hora, mas é preciso estar ciente que os riscos aumentam. Além disso, muitas vezes, por não ter tempo hábil para conseguir notas fiscais ou recibos, algumas despesas deixam de ser informadas e, consequentemente, perde-se a dedução desses gastos”, explica o presidente Sescap Bahia, Altino Alves.

Outro problema bastante comum está relacionado aos dependentes. “Com a exigência do CPF para maiores de 12 anos, não será possível deduzir despesas sem que o número do documento seja informado”, ressalta o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mario Berti. Fazer o documento é rápido. No entanto, menores que ainda não possuem título de eleitor, não podem solicitar o CPF pela internet. O pai ou responsável precisa ir pessoalmente a uma agência da Caixa, dos Correios ou do BB.

Declare Certo

Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realizou a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorreram desde o início de março em diversas regiões do país, mas foram intensificados entre os dias 25 de março e 09 de abril.

Aqui na Bahia, a campanha foi realizada no dia 30 de março, no Shopping da Bahia. Durante o evento, dezenas de pessoas foram atendidas gratuitamente por empresários contábeis voluntários filiados ao sindicato.

Evite problemas com o Leão:

– Reúna os documentos com antecedência;

– Confira se todos os documentos estão corretos, caso contrário, solicite a correção;

– Confira as informações digitadas na declaração antes de transmiti-la: nomes, CPFs e CNPJs. Erros de digitação podem levar o contribuinte à malha fina;

– Se ficar na dúvida sobre a legalidade da dedução, opte por não incluí-la. Ou procure a orientação de um empresário contábil, ele saberá o que pode e como pode ser incluído cada gasto;

Ascom – Sescap Bahia

Fontes: Secretaria da Receita Federal do Brasil / Fenacon

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..