Sescap Bahia
Image default
Externas

Novembro Azul alerta homens sobre a importância do exame de próstata

O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença, que é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais.

A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação. Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família. Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. “A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. Se detectado incialmente a chance de cura é de 90%. Mais uma justificativa para o homem se cuidar antes de sentir alguma coisa”, explica o urologista Jarques Lúcio.

O preconceito aliado à falta de informação leva homens a ignorar as consultas aos urologistas e, consequentemente, aos exames. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 51% dos homens nunca consultaram um profissional da área, o que negligencia uma das doenças mais comuns entre o gênero. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que em 2016 estão estimados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, o que representa sete novos casos a cada hora.

A campanha Novembro Azul vai alertar a população para a realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as suas consequências.

Para o tratamento contra a doença ser eficiente, é necessário que o tumor seja identificado o mais rápido possível. “O câncer de próstata é um dos mais comuns no homem, mas não o que mais mata, pois pode ter comportamento indolente e muitas vezes conseguimos curá-lo; justamente por isso a prevenção é tão importante”, ressalta o médico urologista Bruno Mello Santos.

Quando o tumor é identificado precocemente, os pacientes podem ser operados, submetidos a radioterapia, ou mesmo serem somente acompanhados sem nenhum tipo de tratamento. “Temos uma chance de cura, dependendo das características do câncer, de mais de 90%. São números expressivos, em se tratando da cura dessa doença tão frequente”, afirma o urologista.

Fonte: G1 / Portal Uai

 

Notícias relacionadas

Alliance Explica: Cuidado com fiscalizações ocultas – ONE + IoT

admin

admin

MP 951/2020

admin
Carregando..