Sescap Bahia
Image default
Notícias

Salvador ganha mais um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Iniciativa permite que a teoria apresentada em sala de aula seja aplicada na prática

A cidade de Salvador conta agora com mais um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A parceria entre o SESCAP BAHIA, a Receita Federal, o CRC-BA e a Unifacs foi firmada na noite desta segunda-feira (12) em uma cerimônia no novo campus da universidade, na Avenida Tancredo Neves. O primeiro NAF foi estabelecido na Fundação Visconde de Cairu, no dia 27 de julho deste ano.

O projeto foi criado pela RFB com o intuito de aproximar o órgão dos estudantes de Ciências Contábeis, de Comércio Exterior e da população de baixa renda. Além de contribuir com a formação e capacitação dos alunos permitindo que eles apliquem o aprendizado acadêmico na prática, a iniciativa proporciona também atendimento gratuito às comunidades carentes.

De acordo com a coordenadora do NAF em Salvador, a auditora-fiscal Marialva de Castro Calabrich, o núcleo viabiliza a prática em ciências contábeis e é uma ótima oportunidade de o aluno aprender além da sala de aula, ou seja, no exercício da atividade.

“O NAF vai contribuir muito para o aprendizado prático do estudante e isso vai agregar valores a sua formação. Ele chegará ao mercado de trabalho muito mais capacitado porque já terá vivenciado o dia a dia da atividade contábil”, salientou o diretor do SESCAP BAHIA, Edson Daltro Bomfim.

Segundo o delegado da Receita Federal em Salvador, Raimundo Pires de Santana, essa aproximação do órgão com a universidade e sociedade contribui para o desenvolvimento regional. Entre os serviços que os alunos devem prestar auxílio estão: elaboração de imposto de renda, inscrição e dados cadastrais do CPF e CNPJ, emissão e informações de certidões negativas, inscrição e informações do MEI, entre outros.

Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Laura Elaine Domingos, a ideia é que os estudantes atuem na comunidade em que estão inseridos e que atendam no horário em que for possível. “É bem provável que o aluno conheça alguém que precisa de algumas dessas informações, que pode ser o dono do salão de cabeleireiro, do pequeno comércio, ou até mesmo um familiar. Ele vai conversar com essas pessoas, fazer o diagnóstico, levar a situação para o grupo de discussão, para depois então retornar com uma resposta”, explicou Laura.

Atualmente, existem mais de cem NAFs formalizados em todo o Brasil e o projeto já ultrapassou as fronteiras do país, com núcleos funcionando em nove países baseados no exemplo brasileiro.

Para a estudante do 3º ano de Contabilidade, Tainara Mesquita, o NAF lhe dará a oportunidade de ganhar experiência na profissão que escolheu. “Muitos não trabalham na área e o Núcleo dará essa chance de vivenciar a contabilidade, porque na sala de aula é uma coisa, já a teoria aplicada é outra”, observou.

Participaram também da solenidade a reitora da Unifacs, Márcia Barros; o presidente do CRC-BA, Antônio Nogueira; além de membros da Receita Federal e estudantes da faculdade.

Ainda no evento, o fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega apresentou uma palestra sobre os principais fatos e curiosidades sobre a origem do Imposto no Brasil. Autor de livros, Cristóvão autografou e distribuiu algumas de suas obras para os participantes.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

DSC_0208

DSC_0209

DSC_0210

DSC_0211

DSC_0212
DSC_0213

DSC_0214

DSC_0215

DSC_0216

DSC_0217

DSC_0233

DSC_0231

DSC_0229

DSC_0227

DSC_0224

DSC_0207

DSC_0206

DSC_0205DSC_0204

DSC_0203

DSC_0202DSC_0201

DSC_0200

DSC_0199

DSC_0198


DSC_0222

DSC_0221

DSC_0219

DSC_0218





 

 

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..