Sescap Bahia
Image default
Notícias

Seminário de debate das organizações contábeis reúne centenas de profissionais da área

Oportunidades de negócio e o futuro das empresas e gestão com foco na área pública foram alguns dos assuntos discutidos

O SESCAP BAHIA, em conjunto com o CRCBA e o CFC, promoveu nesta terça-feira (18) o III Seminário Debatendo as Organizações Contábeis no Brasil. O evento aconteceu na Fecomércio e contou com a participação de centenas de empresários da área contábil e afins. Durante todo o dia especialistas de diversos setores abordaram assuntos de interesse comum e relevante a todos os participantes.

Para o presidente do Sescap Bahia, Altino Alves, um dos objetivos do encontro é fortalecer a classe empresarial contábil. “Atividades como essa nos permite discutir pontos que venham agregar o nosso dia a dia, nos despertando para os erros e ao mesmo tempo nos apontando questões onde podemos melhorar”, disse.

O primeiro palestrante foi vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que ao falar sobre a gestão das organizações contábeis com foco na área pública ressaltou que o profissional da contabilidade é responsável pela informação e não pela gestão. “Por isso para atuar com órgão público é necessário criar mecanismo de blindagem; pode-se começar criando a cultura de registrar as tarefas no sistema”, recomendou.

Ainda dentro do contexto, o coordenador da Comissão de Estudos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, Fernando Carlos Cardoso Almeida, salientou que é preciso adotar o critério da técnica e preço. “Quando o valor a ser pago pelos serviços prestados é o principal critério estabelece-se a desvalorização do profissional e o aviltamento de honorários. Valorizar a qualificação e a competência eleva o nível das organizações”, garantiu.

O advogado tributarista Robson Sant’Anna apresentou a palestra “A responsabilidade tributária e penal do contador e do empresário em face às dívidas fiscais”, explicitando os principais casos em que o profissional pode responder solidariamente por eventuais erros ou ilicitudes nos recolhimentos tributários dos clientes. Também abordou estratégias preventivas para que o profissional possa se resguardar de eventuais responsabilizações.

Convidado para falar sobre oportunidades de negócio e o futuro das empresas contábeis o presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto, observou que com o avanço da tecnologia a contabilidade vem se transformando exponencialmente e por essa razão o aprendizado deve ser contínuo. “Com o aumento da variedade de usuários dos serviços contábeis crescem também as exigências múltiplas, e por isso as técnicas contábeis têm que ser sempre renovadas”, advertiu.

Logo depois do almoço, foi a vez do contador Ricardo Andrade Sampaio, membro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCBA, discorrer sobre auditoria interna. Segundo ele, o cliente necessita de mais informações do contador, não apenas o balanço. “Analisar os estoques de mercadorias, comparar o estoque contábil com o físico e identificar omissões de entradas e saídas são maneiras de o contador olhar com crítica e presteza a situação da empresa de modo a prevenir o erro”, analisou.

Em seguida, o diretor da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, tocou em um dos assuntos que mais desperta interesse nos profissionais: o valor dos honorários. De acordo com o palestrante, para definir a valoração dos honorários é preciso conhecer o cliente, saber o que ele está procurando e qual grau de importância ele dá para o serviço que está contratando; além de definir a complexidade, relevância, vulto e dificuldade do trabalho a ser desenvolvido. “Hoje o profissional de contabilidade deve ser plural, ter conhecimentos diversos, facilidade e flexibilidade para mudanças e, principalmente, ter consciência de que o aprimoramento e a atualização devem ser constantes”, afirmou.

Depois de o presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon, ressaltar o quanto os profissionais da área contábil são importantes, o vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Júnior, reforçou a relevância da contribuição sindical para que a entidade patronal possa lutar por melhorias para a categoria que representa. “Nossa função é essencial e precisamos valorizá-la, e isso perpassa pela contribuição solidária para termos uma representação patronal melhor”, concluiu.

Câmara de Assuntos Tributários

Durante o seminário foi anunciada pela Fecomércio-BA a criação da Câmara de Assuntos Tributários (CAT). Na ocasião, a diretoria financeira do Sescap Bahia, Ivanize Bitencourt, tomou posse como membro da CAT. A principal função  da nova câmara é estudar o sistema tributário e subsidiar e defender as empresas baianas no que diz respeito às suas obrigações tributárias.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

mesa-web
Durante a solenidade de abertura, subiram ao palco o Diretor de TI da FENACON, Dorywillians Azevedo; o presidente do SESCAP-BA, Altino Alves; o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade; o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Dantas Júnior.
O presidente do SESCAP-BA, Altino Alves, falou da importância do evento para a qualificação das organizações contábeis.
O presidente do SESCAP-BA, Altino Alves, falou da importância do evento para a qualificação das organizações contábeis.

dsc_0419

dsc_0420

dsc_0424
A coordenadora-adjunta da Câmara de Registro do CFC, Maria Constança Carneiro, apresenta os primeiros palestrantes.
vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.
Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior.
Coordenador da Comissão de Estudos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, Fernando Carlos Cardoso Almeida.
Coordenador da Comissão de Estudos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, Fernando Carlos Cardoso Almeida.
dsc_0444
O diretor de Tecnologia e Negócios do Sescap Bahia, Antônio Reis, apresenta o próximo palestrante.
Presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto.
Presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto.

dsc_0447

dsc_0450
O diretor suplente da Fenacon e ex-presidente do Sescap Bahia, André Martinez, entrega o certificado ao palestrante.
O advogado tributarista Robson Sant’Anna.
O advogado tributarista Robson Sant’Anna.

dsc_0452

O contador Ricardo Andrade Sampaio, membro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCB.
O contador Ricardo Andrade Sampaio, membro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCB.

dsc_0456

dsc_0470
O vice-presidente do Sescap Bahia, Roberto Conceição apresentou um dos palestrantes.
O diretor da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.
O diretor da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

dsc_0472

dsc_0473
O diretor suplente da Fenacon, José Rosenvaldo, apresenta o palestrante, Valdir Pietrobon.
O presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon.
O presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon.
dsc_0477
O diretor regional do Sescap Bahia, Emérison Pereira, entrega o certificado ao palestrante.
dsc_0478
O diretor de Assuntos Legislativos do Instituto Sescap, Edson Daltro, apresenta o palestrante.
O vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Júnior.
O vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Júnior.

 

dsc_0482

assinatura-camara
Momento da assinatura do termo de posse da Câmara de Assuntos Tributários pelo presidente do CRCBA, Antônio Nogueira e o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade.

dsc_0483

Diretoria do Sescap Bahia marca presença.
Diretoria do Sescap Bahia marca presença.

dsc_0460

dsc_0442

dsc_0433

dsc_0430

dsc_0429

dsc_0438

dsc_0445

dsc_0449

dsc_0432

dsc_0426

dsc_0459

dsc_0475
O presidente do Sescap Bahia, Altino Alves, ladeado pelo superintendente da Feconércio-BA, Paulo Studart e pelo vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Júnior; ao seu lado o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira e o diretor da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..