Sescap Bahia
Image default
Notícias

SESCAP prestigia evento em comemoração aos 75 anos de fundação do SINDICONTA

Entidades sindicais de vários estados do Nordeste marcaram presença

O SINDICONTA completou no dia 22 de novembro 75 anos da carta sindical e 90 anos de fundação, e para celebrar a data a diretoria do sindicato promoveu no último sábado (26) um seminário sobre Sustentabilidade Econômica e da Gestão das Entidades Representativas dos Contabilistas no Brasil. O evento aconteceu no Hotel Sheraton da Bahia e contou com a participação de lideranças sindicais de vários estados do Nordeste, profissionais e estudantes da área contábil. O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, o vice-presidente, Roberto Conceição, e o diretor adjunto Administrativo, Agnaldo Santana estavam presentes.

“O objetivo do encontro é prestigiar essa entidade centenária, que começou lá em 1920, como Associação Baiana de Diplomas no Comércio”, relembrou o presidente do SINDICONTA, Marco Moura.

O programa seguiu como um talk show, onde a plateia pode interagir com os palestrantes convidados. Durante a manhã, o professor Antônio Carlos Ribeiro conduziu o debate sobre qual a importância do contador nas empresas frente à crise brasileira. “Em tempo de crise, crie. É hora de aproveitar o momento difícil para valer-se das oportunidades”, ressaltou o professor ao indicar que o profissional contemporâneo precisa ser ousado, planejado, comunicador, flexível, focado, sinérgico e criativo. “É preciso saber aonde se quer chegar, gostar do que se faz e planejar e se organizar para atingir esse fim”, explicou.

À tarde, a discussão foi sobre a dicotomia entre as entidades contábeis. Para o vice-presidente do SESCAP BAHIA, Roberto Conceição, para defender a categoria é preciso trilhar o caminho com base na união. “Seja trabalhador ou empresário, precisamos estabelecer essa relação de parceria a fim de defender o interesse comum, visando o desenvolvimento da categoria como um todo”, observou.

Ainda no encontro, foi discutido sobre a tecnologia e o futuro da contabilidade (contabilidade online x tradicional – ameaça ou oportunidade), com o palestrante Marcelo Jardim. Foi ressaltado que com o avanço tecnológico o mundo se transformou em uma aldeia global; a partir dessa nova realidade as pessoas mudaram seu modelo mental, e a contabilidade precisa acompanhar essa evolução.

Estiveram presentes: representantes do SINDCONTASUL – Itabuna (José Oliveira Reis Filho); do SINDICON-PE (Harry Ancre); da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste-CE (Milton Pessoa Cavalcante e Rita de Nazaré); da FEDCONT RJ, ES e BA (Rodoval Moreira da Hora); da FECOPAR (Divanzir Chiminacio); do SINCON-MT (Deosdete Gonçalves da Silva); do CRCBA (Antônio Nogueira); do CFC (Maria Constança Carneiro Galvão) e da CNPL (Ramiro Lubian Carbalhal).

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

dsc_0109
O presidente do SINDICONTA, Marco Moura, dá as boas-vindas aos participantes.
dsc_0115
Momento do Hino Nacional.
dsc_0138
O vice-presidente do SESCAP BAHIA, Roberto Conceição, fala sobre a importância do evento.

dsc_0145

dsc_0172
O professor Antônio Carlos Ribeiro.
img-20161128-wa0001
O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, ladeado pelo presidente do SINDICONTA, Marco Moura, e pelo professor Antônio Carlos Ribeiro.

dsc_0117

dsc_0156

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..