Sescap Bahia
Image default
Notícias

SESCAP BAHIA reuniu profissionais de diversas áreas em palestra sobre FGTS e Fiscalização Eletrônica do Trabalho

Durante o bate-papo, participantes puderam interagir e tirar dúvidas

A fim de promover a constante atualização dos seus filiados e representados o SESCAP BAHIA promoveu na manhã desta quarta-feira (30) uma palestra sobre FGTS e Fiscalização Eletrônica do Trabalho. O evento, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reuniu dezenas de profissionais de diversas áreas no auditório do edifício Royal Trade, sede do sindicato.

Ao cumprimentar e desejar as boas-vindas aos participantes, o presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, ressaltou a ampla representação do sindicato. Ele mencionou que além das empresas e escritórios de serviços contábeis e fiscais, o SESCAP representa também empresas e escritórios de assessoria e assistência; de perícias e avaliações; de consultoria; de administração; de organização e coordenação; de serviços; entre outras. “A associação à entidade representativa é importante porque fortalece a classe”, afirmou o presidente.

Durante a palestra, profissionais da Caixa e do MTE deram orientações sobre o processo de individualização e devolução de valores, transferência de contas, parcelamento de débitos, notificação e fiscalização eletrônica. “São assuntos que impactam no dia a dia dos escritórios e que constantemente ocorrem erros”, observou a assistente sênior da Caixa, Kátia Girlane ao ressaltar que o objetivo é justamente dirimir as dúvidas de modo a evitar erros e pendências. “Se algum dado estiver errado vai ser preciso retificar; então tem todo um retrabalho”, salientou.

Os palestrantes também deram informações de como trabalhar e acompanhar os processos de forma preventiva; ou seja, resolver o problema antes que ele apareça. Se as informações da RAIS não baterem com as do FGTS, por exemplo, a empresa poderá cair na malha. “Foi uma oportunidade de troca: esclarecemos como preencher o formulário de parcelamento na internet, de como navegar pelo sistema e de familiarizar-se com a fiscalização eletrônica, e também recebemos encaminhamentos para verificarmos possíveis entraves”, explicou a palestrante.

A analista de RH, Candida Costa, destacou a importância do encontro. “Era algo que precisava, porque no processamento acabam surgindo muitas dúvidas e aqui tivemos a chance de saná-las. Foi muito bacana”, avaliou.  Para o consultor trabalhista, André Azevedo, a palestra atendeu as suas expectativas. “Conseguimos nos aproximar de órgãos dos quais temos certo distanciamento e isso é muito positivo”, concluiu.

Entre os palestrantes estavam ainda: a auditora fiscal do MTE, Liane Carvalho; a assistente júnior Denise Bessa, o coordenador Verissimo Gomes, e as coordenadoras Maria da Conceição de Oliveira, Patrícia Ferraz e Magale Guimarães da Caixa.

As latas de leite arrecadadas por meio das inscrições foram doadas para o asilo São Francisco de Assis.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

dsc_0164-copia
A diretora de Eventos, Verenna Melo, apresenta os palestrantes.

dsc_0157-copia

dsc_0172-copia
O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, dá as boas-vindas aos participantes.

dsc_0173-copia

dsc_0176-copia
A palestrante, Kátia Girlane, assistente sênior da Caixa.
dsc_0183-copia
Os diretores do SESCAP BAHIA (os 4 primeiros do lado direito) Verenna Melo, Valdomiro Santos, Anderson Santos e Agnaldo Santana pousam ao lado dos palestrantes.
dsc_0186-copia
A diretora de Eventos, Verenna Melo, entrega as latas aos representantes do asilo São Francisco de Assis.

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..