Sescap Bahia
Image default
Notícias

SESCAP BAHIA tira dúvidas da população quanto a declaração do IR

Ação ‘Declare Certo’ acontece na quinta-feira (30) no Shopping da Bahia

A fim de ajudar a população a preencher corretamente a declaração anual do Imposto de Renda (IRPF 2017) o SESCAP BAHIA irá promover no dia 30 de março a ação ‘Declare Certo’. Das 9h às 22h uma equipe de contadores estarão no Shopping da Bahia (1º piso – Praça Jorge Amado) orientando àqueles que estiverem com dúvidas no preenchimento do documento.

Este ano há algumas novidades como, por exemplo, através de um único programa será possível preencher os dados e enviar; não será preciso instalar um programa somente para a transmissão, como era feito antes. Outra alteração refere-se à possibilidade de atualização automática do programa instalado no ano passado sem a necessidade de realizar download no site da Receita. Houve também um pequeno aumento do valor de rendimento anual que determina se a pessoa é obrigada ou não a declarar o IR. Neste ano, deve declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. Além disso, o sistema passa a pedir que o contribuinte informe seu e-mail e telefone, e CPF de dependentes com 12 anos ou mais.

A entrega da declaração começou no dia 2 de março e vai até o dia 28 de abril. Quem for obrigado a declarar e perder o prazo oficial terá de pagar multa por atraso, que pode ser no valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Agora, se mesmo depois do prazo extra estipulado pela Receita o contribuinte não enviar a declaração, ele poderá ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal e pegar reclusão entre 2 e 5 anos. O fisco ainda poderá cobrar a multa pelo atraso na entrega e o imposto devido acrescido de pena de até 150% com juros Selic.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

 

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..