Sescap Bahia
Image default
Notícias

Quer manter o equilíbrio financeiro da empresa? Então confira dicas do especialista associado ao SESCAP BAHIA

Contador e diretor da Kontab dá dicas de que como preservar os rendimentos de uma empresa

Em tempos de crise econômica utilizar os recursos financeiros da empresa para pagar as despesas pode ser uma tentação para quem não quer entrar no “vermelho” e pretende manter a receita e o volume dos negócios.

No entanto, é importante ter consciência de que a falta de disciplina nas finanças pode comprometer a situação econômica da empresa e trazer problemas futuros.

Cuidar da saúde financeira da empresa e criar soluções e alternativas para que o negócio não seja afetado neste momento crítico da economia é uma das dicas do contador e diretor da Kontab, Cláudio Almeida. A empresa é associada ao SESCAP BAHIA.

Para ele, definir as prioridades e economizar deixando as despesas necessárias para a manutenção do negócio é fundamental para que a empresa não seja afetada pela crise, “Elaborar um orçamento detalhado com a projeção da receita, controle efetivo dos custos é ideal para o desenvolvimento do negócio”, afirma.

Cláudio acredita que, ter habilidade para atuar no departamento financeiro envolve uma visão ampla do negócio, além de focar na aplicação de custos que visam incremento ou pelo menos a manutenção da receita, “Ou seja, uma decisão errada, tomada isolada e sem auxílio de um profissional preparado nesta área, pode afetar o resultado de todo ano”, esclarece.

Na opinião do contador, para garantir o sucesso financeiro é necessário mapear os problemas, determinar as prioridades e desenvolver um planejamento para reduzir custos e despesas, mantendo a qualidade do trabalho, garantindo a satisfação dos clientes e não perder o foco do desenvolvimento do negócio para que gere novas receitas.

Para evitar os gastos desnecessários, o contador dá mais dicas para o planejamento financeiro.

* Prepare um fluxo de caixa detalhado, projetando a receita real, todos os custos e despesas a serem incorridas. Nesse exercício como gestor, tente ao máximo compreender o custo individual da mercadoria comercializada ou o custo unitário de cada item que você produz, bem como se preocupe também com o valor e com o que é gasto de forma indireta na sua empresa.

* Elimine todas despesas que sejam desnecessárias, ou seja, avalie antes de gastar se a despesas é essencial para o negócio. Compartilhe essa idéia com sua equipe, busque o envolvimento de todos nesse processo e desafio da contenção das despesas.

* Evite fazer novos compromissos nesse momento e lembre-se que todo custo deve ocorrer somente se for gerar receita.

* Acompanhe semanalmente a realização deste fluxo de caixa, comparando as possíveis alterações do orçamento projetado versus realizado; e invista na qualidade de seus profissionais, dos serviços prestados ou mercadorias comercializadas, inclusive esse é a melhor propaganda e sucesso de qualquer empresa estará na satisfação de cada cliente.

* Busque novas fontes de renda para seu negócio porque na crise é fundamental tentar não reduzir a receita. Não esqueça que tão importante quanto o controle das despesas é focar na geração da receita, pois ela é a garantia da manutenção do seu negócio.

Fonte: http://foconanews.blogspot.com.br/

Notícias relacionadas

Prorrogação à adesão no programa Litígio Zero

admin

Café com Contadores, em parceria com Fecomércio-BA

admin

É hoje! DECLARE CERTO e DESTINO LEGAL Bahia.

admin
Carregando..