O próximo encontro da região nordeste acontecerá em 2018 e será em Salvador
Diretores do SESCAP BAHIA estiveram na última sexta-feira (21) e sábado (22) em Natal (RN) para participar do 11º ENESCAP (Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste). O evento, que é realizado a cada dois anos, procura discutir temas atuais e interessantes a fim de garantir a qualidade da reciclagem dos profissionais participantes. O encontro costuma ser ainda um ambiente bastante oportuno para negócios e também de confraternização.
No primeiro dia, a programação começou com uma reunião com os presidentes da região para compartilharem experiências e tratar sobre a divulgação de metas para 2017. “Aproveitamos também para explanar os aspectos da representação sindical, ressaltar a importância da realização de cursos, palestras, eventos e da promoção da certificação digital”, disse o presidente do Sescap Bahia, Altino Alves.
Na continuidade do programa, palestrantes renomados apresentaram temas relevantes para o empresário contábil, como competitividade com resultados (aplicando gamificação); o problema do conhecimento geral x específico nas organizações contábeis – como enfrentar e otimizar os resultados?; precificação de honorários contábeis; a importância da mudança de cultura para eliminar os processos manuais e aumentar os ganhos nas empresas contábeis; convergir para a excelência em serviços. A palestra magna tratou sobre empreendedorismo na crise e foi ministrada pelo fundador da 6ª maior empresa de software contábil do Brasil, Claudio Nasajon.
O próximo Enescap, em 2018, será em Salvador e para apresentar à cidade sede a equipe do Sescap Bahia apresentou dois vídeos: um institucional mostrando ‘o que a Bahia tem’, e outro do presidente Altino Alves convidando os presentes para participar. Vale lembrar que os associados ao Sescap Bahia terão um preço especial.
Seminário de Boas Práticas
No dia 20 foi promovido o IV Encontro Regional de Boas Práticas e a assistente de Eventos do SESCAP BAHIA, Camila Souza, esteve lá para conferir. Na palestra sobre metodologia para pesquisa de imagem institucional foram apresentados conceito, riscos (influência que pode afetar), e benefícios de uma imagem constitucional positiva. Para aplicação da pesquisa, a Fenacon deverá enviar um orientador e um tutorial.
A programação incluiu ainda apresentação de pontos sobre contribuição sindical (com base na CLT) e aplicação de dinâmica para discutir produtos e serviços, representações, atuação legislativa e gerencial, comunicação e relações sindicais. Na ocasião, foi lançado também o Prêmio Fenacon de Qualidade em Gestão sindical. O objetivo da premiação, que é dividida em duas categorias, é compartilhar melhorias de processos e práticas de gestão inovadoras no sistema SESCON/SESCAP.
Ascom – SESCAP BAHIA
Por Michele Coutinho