Projeto facilita o acesso da população aos serviços da Receita
O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, e o diretor da Fenacon José Rosenvaldo Rios se reuniram na terça-feira (4) com o delegado da Receita Federal em Lauro de Freitas, Miguel Castro, a fim de alinhar as ações para a implantação do Autoatendimento Orientado da Receita Federal em Camaçari.
O diretor da Fenacon comunicou ao delegado a disposição da prefeitura do município em viabilizar a execução do projeto. “Já tivemos uma reunião com o secretário da Fazenda, Renato Almeida, e ele se comprometeu a tomar as medidas cabíveis para estabelecer o autoatendimento orientado na cidade, que não possui unidade da Receita Federal”, comentou.
O projeto é mantido em sistema de parceria entre a Receita, a Fenacon e o CFC e deve ser implantado nos municípios – que não contam com postos da RFB – juntamente com as prefeituras e/ou entidades representativas da sociedade empresarial.
À Receita, cabe a capacitação, orientação e acompanhamento de todo o processo. “O autoatendimento é semelhante ao NAF (Núcleo de Ajuda Fiscal), projeto desenvolvido em parceria com as Instituições de Ensino Superior, e tem como objetivo facilitar e auxiliar os contribuintes a acessar os serviços da Receita que estão disponíveis no portal”, explicou o delegado ao ressaltar que a iniciativa ajuda também a reduzir a demanda.
“Pode contar com o SESCAP BAHIA como parceiro”, salientou o presidente do sindicato ao parabenizar o delegado pelo comprometimento com a melhoria do atendimento a população.
A diretora da entidade Ana Lúcia Santos Barros e o conselheiro do CRCBA Daniel Queiroz também participaram da reunião.
Mudanças
O presidente do SESCAPBA aproveitou para entregar ao delegado da Receita Federal uma relação com as principais demandas da categoria, entre elas, o horário restrito de atendimento: das 7h às 13h. Segundo Miguel Castro, isso já mudou. O horário de atendimento funciona agora das 7h às 19h; sendo que para a parte da tarde precisa de agendamento prévio no site da Receita. “Estamos fazendo uma série de mudanças para aumentar a disponibilidade de senha e desta forma diminuir a demanda reprimida”, afirmou.
Ascom – SESCAP BAHIA
Por Michele Coutinho
