Documento fiscal eletrônico é obrigatório e deve ser enviado anualmente
A fim de orientar e capacitar os profissionais a entender corretamente a funcionalidade do SPED contábil fiscal o SESCAP BAHIA promoveu nesta terça-feira (4) um curso sobre o assunto. A aula aconteceu no auditório do Edifício Royal Trade, sede do sindicato, e teve como palestrante o contador André Matos Viterbo Nery.
O SPED é uma obrigação acessória digital que unifica as informações da empresa, como operacional e financeira (entre outras) e transmite para o fisco. O documento é obrigatório para alguns tipos de natureza jurídica, como grandes empesas, e deve ser entregue anualmente. Caso o documento fiscal eletrônico não seja enviado, os empresários e pessoas jurídicas deverão receber uma multa pesada, com percentual limitado de até 10% do lucro.
“O uso da ferramenta digital na área contábil e fiscal é um caminho sem volta. Os profissionais precisam se adequar e por isso o treinamento e a capacitação são importantíssimos”, disse André Nery.
Durante as atividades, os participantes puderam aprender na prática como escriturar o arquivo digital operacionalizando os recursos e ferramentas do PVA, digitação, alteração, assinatura digital do SPED ECF, transmissão, exclusão de arquivos, geração de cópia de segurança e sua restauração. “Preencher a escrituração requer cuidado para evitar omissões e incorreções, porque a Receita Federal monitora esses erros e pode cobrar multa caso não sejam retificados a tempo”, ressaltou o palestrante ao destacar que o prazo para retificação é de cinco anos, mas para evitar possíveis transtornos é melhor fazer o quanto antes.
Sem nunca ter utilizado a ferramenta, a analista contábil Drieli Cristina da Conceição afirmou que buscou no curso a oportunidade de aprender. “Iniciativas assim são muito importantes porque nos motiva a querer ampliar o conhecimento”, salientou. A opinião é confirmada pelo auxiliar contábil Davi de Siqueira Silva. “Está sendo bastante enriquecedor. É importante aprimorar aquilo que sabermos”, garantiu.
Ascom – SESCAP BAHIA
Por Michele Coutinho