Sescap Bahia
Image default
Notícias

SESCAP BAHIA reuniu profissionais de diversas áreas em palestra sobre FGTS e Fiscalização Eletrônica do Trabalho

Durante o bate-papo, participantes puderam interagir e tirar dúvidas

A fim de promover a constante atualização dos seus filiados e representados o SESCAP BAHIA promoveu na manhã desta quarta-feira (30) uma palestra sobre FGTS e Fiscalização Eletrônica do Trabalho. O evento, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reuniu dezenas de profissionais de diversas áreas no auditório do edifício Royal Trade, sede do sindicato.

Ao cumprimentar e desejar as boas-vindas aos participantes, o presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, ressaltou a ampla representação do sindicato. Ele mencionou que além das empresas e escritórios de serviços contábeis e fiscais, o SESCAP representa também empresas e escritórios de assessoria e assistência; de perícias e avaliações; de consultoria; de administração; de organização e coordenação; de serviços; entre outras. “A associação à entidade representativa é importante porque fortalece a classe”, afirmou o presidente.

Durante a palestra, profissionais da Caixa e do MTE deram orientações sobre o processo de individualização e devolução de valores, transferência de contas, parcelamento de débitos, notificação e fiscalização eletrônica. “São assuntos que impactam no dia a dia dos escritórios e que constantemente ocorrem erros”, observou a assistente sênior da Caixa, Kátia Girlane ao ressaltar que o objetivo é justamente dirimir as dúvidas de modo a evitar erros e pendências. “Se algum dado estiver errado vai ser preciso retificar; então tem todo um retrabalho”, salientou.

Os palestrantes também deram informações de como trabalhar e acompanhar os processos de forma preventiva; ou seja, resolver o problema antes que ele apareça. Se as informações da RAIS não baterem com as do FGTS, por exemplo, a empresa poderá cair na malha. “Foi uma oportunidade de troca: esclarecemos como preencher o formulário de parcelamento na internet, de como navegar pelo sistema e de familiarizar-se com a fiscalização eletrônica, e também recebemos encaminhamentos para verificarmos possíveis entraves”, explicou a palestrante.

A analista de RH, Candida Costa, destacou a importância do encontro. “Era algo que precisava, porque no processamento acabam surgindo muitas dúvidas e aqui tivemos a chance de saná-las. Foi muito bacana”, avaliou.  Para o consultor trabalhista, André Azevedo, a palestra atendeu as suas expectativas. “Conseguimos nos aproximar de órgãos dos quais temos certo distanciamento e isso é muito positivo”, concluiu.

Entre os palestrantes estavam ainda: a auditora fiscal do MTE, Liane Carvalho; a assistente júnior Denise Bessa, o coordenador Verissimo Gomes, e as coordenadoras Maria da Conceição de Oliveira, Patrícia Ferraz e Magale Guimarães da Caixa.

As latas de leite arrecadadas por meio das inscrições foram doadas para o asilo São Francisco de Assis.

Ascom – SESCAP BAHIA

Por Michele Coutinho

dsc_0164-copia
A diretora de Eventos, Verenna Melo, apresenta os palestrantes.

dsc_0157-copia

dsc_0172-copia
O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, dá as boas-vindas aos participantes.

dsc_0173-copia

dsc_0176-copia
A palestrante, Kátia Girlane, assistente sênior da Caixa.
dsc_0183-copia
Os diretores do SESCAP BAHIA (os 4 primeiros do lado direito) Verenna Melo, Valdomiro Santos, Anderson Santos e Agnaldo Santana pousam ao lado dos palestrantes.
dsc_0186-copia
A diretora de Eventos, Verenna Melo, entrega as latas aos representantes do asilo São Francisco de Assis.

Notícias relacionadas

Summit de Negócios Made in Bahia 2025

admin

Salvar vidas não tem preço, a solidariedade não pode ser tributada.

admin

Imersão IA Jurídica

admin
Carregando..