Evento abordou pontos importantes sobre gestão e contabilidade digital
O SESCAP BAHIA em parceria com a Omie promoveu nesta quarta-feira (15) um workshop sobre Gestão e Contabilidade Digital. O evento aconteceu no Hotel Intercity Salvador e contou com a presença de empresários contábeis de várias cidades do Estado, como Ilhéus, Itabuna e Irecê. O curso prático teve como palestrantes Roberto Dias Duarte e Marcelo Lombardo.
Ao dar as boas-vindas, o vice-presidente do SESCAP BAHIA Roberto Conceição aproveitou para conclamar a classe empresarial contábil a se aproximar do sindicato. “O papel do Sescap é promover ações e tarefas em favor das categorias que representa, mas para que o resultado seja positivo, como alguns que já conseguimos, é preciso que a entidade seja forte e isso só é possível com a participação de todos”, disse.
Filiado ao SESCAP BAHIA Cézar Rios Queiroz endossou a fala do vice-presidente. “A categoria precisa unir forças para tentar influenciar as decisões em Brasília e junto aos órgãos que nos normatizam. Só vamos conseguir ajudar nos filiando a entidade que nos representa”, garantiu.
A fim de apresentar ao empresário como aplicar a gestão de excelência em sua empresa, Duarte apresentou o já consagrado jeito Disney de atendimento ao cliente. Segunde ele, não se trata apenas de seguir regras ou regimentos, é necessário uma mudança no modelo mental. “É preciso saber onde você está, enquanto empresa, e qual o seu propósito além da regra. A partir disso buscar respostas que só você tem condição de saber, tais como agregar valor aos seus serviços, como aumentar a eficiência e engajar a sua equipe. Na Disney, por exemplo, eles transformam filas ou ‘call center’ em atividades divertidas. É necessário superar a expectativa do cliente em qualquer ponto de contato”, ressaltou ao destacar dois conceitos importantes: a culpa não é nossa, mas o problema é nosso. “Todo cliente erra. Tem cliente que não sabe emitir uma nota; tem cliente que não sabe calcular uma rescisão e o problema não é do contador, mas ele precisa ajudar o seu cliente a resolvê-los. Desta forma estará estabelecendo um atendimento diferenciado; fazendo além da sua obrigação e com isso, consequentemente, agregando valor aos seus serviços prestados”, explicou o palestrante.
Ao falar sobre contabilidade digital, Marcelo Lombardo salientou que hoje tudo pode ser automatizado; e que o momento atual não aceita ineficiência. “No escritório contábil existe ainda muita redundância de trabalho em função da desorganização do cliente. A ideia é que a empresa organize o cliente e depois passe essas informações para o software de gestão na nuvem. O custo para isso é baixo e ao eliminar a digitação há uma melhora no negócio e aumenta em até 70% a eficiência do escritório contábil”, afirmou ao comentar que atualmente as informações do contribuinte junto ao Fisco e outros órgãos estão todas online, somente entre o contador e o cliente é que ainda existe esta relação de papel e motoboy. “E é justamente fechar esse elo que chamamos de contabilidade digital”, concluiu.
Ascom – SESCAP BAHIA
Por Michele Coutinho


